Monica Herz
Professora titular da PUC-Rio e doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science

Monique Sochaczewski 
Professora do IDP, Pesquisadora Sênior do GEPOM e doutora em História, Política e Bens Culturais

Em 21 de maio, entrou em vigor mais um cessar fogo entre o Estado de Israel e o Hamas, grupo islâmico radical que mantém o controle sobre a Faixa de Gaza. Mas não sejamos otimistas, é tudo provisório, um mero intervalo. Pelo que se sabe desse conflito que envolve as comunidades israelense e palestina ao longo de 90 anos, a violência aniquiladora pode ser retomada a qualquer momento. A rotina fatal tem sido a regra.

No mês passado, durante 11 dias o Hamas despejou foguetes contra Israel e Israel martelou a Faixa de Gaza com bombardeios aéreos. Resultado: de um lado, 243 palestinos mortos, sendo 66 crianças; do outro, 12 israelenses perderam a vida, sendo 2 menores de idade.

As professoras Monica Herz e Monique Sochaczewiski Goldfeld serão as convidadas especiais desse evento para participar de uma conversa sobre o último conflito aberto e as possibilidades de caminhos para resolução da questão.
Os curadores Márcio Scalercio e Christian Lynch formarão a banca do debate.